Emissão gratuita de Registro Civil e de Casamento inicia nesta quarta-feira em cinco municípios

Emissão gratuita de Registro Civil e de Casamento inicia nesta quarta-feira em cinco municípios

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2023/10/emissao-gratuita-de-registro-civil-e-d
Emissão gratuita de Registro Civil e de Casamento inicia nesta quarta-feira em cinco municípios

Eduarda Costa / Agencia RBSAção acontece entre dias 18 a 20 de outubro

Pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuem a certidão de Registro Civil e de Casamento podem solicitar a emissão gratuita dos documentos entre esta quarta-feira (18) a sexta-feira (20). A ação é realizada das 12h às 17h em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. 

O Cartório Cidadão é uma iniciativa promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O público interessado deve prestar informações básicas como local de nascimento, nome da mãe e do pai.

Na Capital, a ação estará localizada no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. Em Santa Maria, será na Avenida Rio Branco, nº 639, térreo (na esquina com a Rua Silva Jardim). Em Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri, localizada na Rua Sinimbu, no Centro. 

Em Passo Fundo, o momento será realizado na Praça Marechal Floriano/Praça da Cuia, em frente à Catedral. E em Pelotas, na Rua Dom Pedro II, 959 (entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro, onde funciona o Cadastro Único do Município).

O objetivo da iniciativa é erradicar o sub-registro, que deixa mais de 3 milhões de cidadãos brasileiros sem acesso a serviços básicos de saúde, segundo o Conselho Nacional de Justiça. O Registro Civil é fundamental para o exercício da cidadania e possibilita acesso a confecção de CPF e Carteira de Trabalho. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.